pandemia

Lar de idosas de Santa Maria tem novo surto de Covid-19

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O Lar das Vovozinhas enfrenta um novo surto de Covid-19 no mês de janeiro. São sete casos confirmados desde o dia 8 deste mês. Dois deles são funcionários, e os outros cinco são idosas assistidas na instituição. A situação de surto é considerada quando há dois casos confirmados em um período menor que 15 dias.

Estado chega a 9.790 mortes por Covid-19

Um dos funcionários já é considerado recuperado e retornou ao serviço. O outro ainda está afastado em recuperação. Já as cinco idosas, segundo a direção do lar, têm o quadro mais delicado devido à idade avançada, mas nenhuma teve sintomas graves. Conforme a vice-presidente da instituição, Liliane Duarte, a situação tem reflexo do aumento de movimento e circulação de pessoas na virada do ano. 

- A gente já estava prevendo em função do final de ano. Mas, lá dentro, elas estão totalmente protegidas - fala.

Avião que buscará 2 milhões de doses da vacina de Oxford tem voo adiado

Os casos confirmados são da Ala 4 do lar. Lá, ficam as idosas com menor grau de dependência. Cerca de 40 abrigadas seguem isoladas. A direção afirma que não há óbitos entre os casos confirmados ou suspeitos de coronavírus.

Antes de 8 de janeiro, já havia casos suspeitos entre as idosas. Porém, nenhum deles foi confirmado depois de exames. Atualmente, além dos sete diagnósticos positivos, há três idosas com sintomas e ainda sob investigação. Ainda são feitos testes para monitorar a situação do lar.

Santiago ganha posto do Centro de Valorização da Vida

REINCIDÊNCIA
Em setembro, o lar teve outros registros de casos confirmados. Quatro idosas testaram positivo para o coronavírus, e seis funcionários estavam afastados - ou com sintomas, ou com resultado positivo. Em nota, a prefeitura afirmou que a Vigilância em Saúde do município mantém o monitoramento constante dos casos e que todos os lares da cidade contam com plano de contingência para evitar a contaminação por coronavírus. Ao todo, são 140 pessoas assistidas na instituição, que segue com as visitas suspensas desde maio de 2020.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Tendo 20 ou 1 mil doses, estamos prontos para vacinar', diz secretário de saúde de Santa Maria

Estado chega a 9.790 mortes por Covid-19 Próximo

Estado chega a 9.790 mortes por Covid-19

Saúde